
- política 2. liberalismo 3. america latina 4. governo
Evelina Dagnino, Alberto j. Olvera e Aldo panfichi – editora paz e terra – São Paulo, 2006
este livro analisa a disputa pela construção democrática na América Latina. A construção da democracia não se refere aqui à consolidação de democracia eleitoral, mas a seu aprofundamento e ampliação para novas esferas da vida pública e Portanto, à extensão mesma do conceito de politica e de cidadania. Por isso, a preocupação central é a compreensão critica da forma, do ritmo e dos resultados da disputa entre os dois principais projetos politicos que marcam a América Latina hoje, o neoliberal e o democrático-participativo, que têm como pano de fundo a herança cultural e institucional autoritária que marcou a história da maioria dos nossos países e que permanece, renovada. A convicção que subjaz a este esforço é de que o potencial de desenvolvimento democrático na América Latina depende do tipo de projeto democrático participativo, que pode impulsionar a inovação democrática e o confronto, tanto teórico como prático, da democracia elitista dominante, e enfrentar as questões, sempre pendentes, da transformação social. Este é um livro latino-americano, um produto feito a muitas mãos que é uma busca inicial de alternativas analíticas, formuladas desde o Sul, para entender os dilemas da construção de uma
democracia participativa no contexto da hegemonia neoliberal. Não pretende oferecer uma teoria alternativa, mas seu ponto de partida é uma insatisfação, compartilhada por muitos, com as idéias dominantes no campo da análise da política latino-americana. Queremos contribuir assim para desenvolver alguns núcleos problemáticos que permitam inovar a perspectiva da análise das relações entre politica e sociedade. Com essa perspectiva, reunimos a reflexão sobre novos instrumentos analiticos com a realização de estudos de caso, que relatam experiências em vários países e analisam os limites, avanços e dilemas que caracterizam o processo de democratização na América Latina.
Este livro apresenta um panorama dos dilemas do processo de democratização na América Latina, enfatizando as experiências do Brasil, México, Peru, Argentina e Chile. experiências de implementação destes projetos, num esforço de deslindar essa disputa pela construção democrática e explorar alguns dos instrumentos analíticos propostos pelos coordenadores no capítulo introdutório: a heterogeneidade da sociedade civil e do Estado, a consideração Adotando perspectivas analiticas inovadoras, que criticam vários dos lugares comuns e das idéias dominantes no campo da análise da politica latino-americana, seu eixo principal enfatiza a disputa entre os dois mais importantes projetos políticos que marcam a América Latina hoje: o neoliberal e o democrático-participativo. Estudos de caso realizados nos vários países analisam dos projetos políticos em disputa, e a análise das trajetórias de atores entre a sociedade civil e a sociedade política como um modo de compreender melhor a relação entre elas.
Deixe um comentário