AMÉRICA LATINA em perspectiva

culturas, memórias e saberes

Maria de Fatima Sabino Dias, Ernesta Zamboni – “Letras Contemporaneas” – Santa Catarina, 2015

  1. história 2. cultura 3. america latina

A história da educação no Brasil padre op ensino de História, dutame muito tempo we ass para a América Latina, tanto na educação foenail quanto informal. Colonizados, primeiro peke europeus, depois pelos Estados Unidos (não uma colonização invasiva, mar cultural), a partir da instalação dos governos de exceção (1964-1985), o ensino de História privilegios a hunttitis da Europa e dos Estados Unidos a dos vizinhos brasileiros e de outros continentes, como o africano, por esempio A partir da Ditadura Militar, com a popularização da televisão, cuja programação era majoritariamente importada dos Estados Unidos (aliados do governo golpista), toda uma geração foi educada pelos seriados, desenhos e filmes norte-americanos.

Mesmo na educação formal, nas escolas, uma das poucas referências que se teve da América Latina foi sobre a Guerra do Paraguai. Ainda assim, de uma forma ufanista, contada com heroísmo cabotino, escondendo que Brasil, Argentina e Uruguai (com apoio dos ingleses) massacraram a população, inclusive com assassinatos de milhares de civis.

Esta pequena introdução serve apenas para mostrar o quanto tempo levamos para contar (ou começar a contar) a história da América Latina. A historiografia sobre nossos vizinhos e as relações estabelecidas, seja educacional, seja cultural, seja mesmo nos modos diversos de “ensinar” a história recíproca, represada durante tantos anos, tomou impulso nos anos 90 do século passado, como saberemos a partir da leitura deste livro.

Os textos publicados nesta coletânea foram apresentados no IX Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História (ENPEH), realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), coordenado pela professora Maria de Fátima Sabino Dias, cuja temática, “América Latina em perspectiva: culturas, memórias e saberes”, estreitou as relações acadêmicas entre os países sul americanos.

Ainda como salientam Maria de Fátima Sabino Dias e Ernesta Zamboni: “Nossas pesquisas conseguiram ultrapassar algumas barreiras difíceis, tais como a de ver colocada em prática, em territórios escolares de largo alcance público, a disciplina “Estudos Latino-Americanos”, no Colégio de Aplicação da UFSC”.

Os autores, portanto, discutem nesta coletânea não somente a importância do ensino de história da América Latina, mas sobre a necessidade da interdisciplinaridade, sobre os procedimentos teóricos e metodológicos, sobre métodos de pesquisa, enfim, sobre as categorias, conceitos, hipóteses e sobre resultados alcançados com algumas experiências já realizadas.

Por fim, é importante perceber que, apesar do fato de os autores escreverem dos mais variados locais, e também de outros países (portanto, outras línguas), tanto os problemas quanto suas possíveis soluções e demandas sobre o ensino de História da América Latina são tangentes na maioria dos casos.

Fábio bruggemann

Os textos reunidos neste livro foram apresentados durante o IX Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História (ENPEH), realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), intitulado “América Latina em perspectiva: culturas, memórias e saberes”. Organizado por Maria de Fátima Sabino Dias e Ernesta Zamboni, a obra é voltada às temáticas presentes sobre o ensino de História no Brasil e nos demais países latino-americanos, entre elas Ensino de História, América Latina, história da história ensinada, memória, saberes docentes, consciência histórica, saberes históricos, curriculo, formação de professores, museus e patrimônio.

Os artigos são, ainda, resultados das conferências e, especialmente, das discussões realizadas pelos coordenadores dos grupos de pesquisa, com o objetivo básico de estimular o diálogo e assegurar os espaços de discussão sobre os atuais desafios e perspectivas presentes no Ensino de História.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *