COLÔNIA

Volume 1

Direção: Fernando Camargo, Ieda Gutfreind e Heloisa Reichel, coordenação geral: Nelson Boeira e Tau Golin – editora Méritos – Rio de Janeiro, 2018

  1. Brasil 2. História 3. portugal 4. independencia

Este volume integra a coleção História Geral do Rio Grande do Sul.

Através de um panorama amplo, seus cinco volumes reúnem a produção de mais de cem historiadores atuantes, inseridos em múltiplos espaços historiográficos contemporâneos, especialmente nas universidades. A grandeza desta coleção encontra-se no esforço metodo- lógico e editorial em juntar tantos intelectuais para sistematizar um panorama da história do estado mais meridional do Brasil, riquís- simo em eventos e profunda- mente inserido nos fenômenos nacional, platino, continental e internacional, objetivando expressar a complexa formação da sociedade sulina.

Ineditamente, a coleção disponibiliza ao público uma história sistematizada metodologicamente, sem abdicar das tensões entre seus autores. Mesmo que em alguns temas as interpretações sejam adversas, prevalece o espírito cooperativo, a consciência da formação de um cenário temático indispensável para compreender a magnitude da história sul-rio-grandense, a partir do qual, o leitor poderá ampliar leituras e estudos em pesquisas específicas. Dessa forma, a coleção representa a produção de um trabalho jamais realizado em sua profundidade e abrangência.

Este volume focaliza a história do Rio Grande do Sul colonial.

      Seus capítulos tratam da conquista e da ocupação do território do Brasil sulino, Insere as missões jesuíticas, desde a sua instalação, para a formação da economía, da sociedade e da cultura. O indio guarani, catequi- zado pelos jesuítas espanhóis, e o gado constituíram fatores decisi- vos de atração dos portugueses. Os numerosos rebanhos missioneiros fizeram com que o território fosse lugar de trânsito de caçadores, tropeiros, contrabandistas, aven- tureiros. A importância crescente que a pecuária assumiu foi significativa para que, posterior- mente, viessem colonos portugue- ses e espanhóis, assim como imigrantes d’além-mar estabele- cer-se definitivamente nas terras meridionais.

As disputas das Coroas por territórios não impediram que os intercâmbios econômicos e sociais se estabelecessem entre portugue- ses, espanhóis, nativos e negros que neles circulavam. A fronteira constituiu-se, para esses grupos, num fator de aproximação.

Este volume apresenta capítulos que contemplam temas da história econômica, social e cultural. A história colonial marcou o Rio Grande do Sul até o presente nos aspectos econômicos, sociais e culturais. A coleção História Geral do Rio Grande do Sul com cinco volumes escritos por mais de cem historiadores, representa o maior projeto histórico-cultural, constitutivo de um panorama intelectual preocupado com a compreensão do estado mais meridional do Brasil, riquíssimo em eventos e profundamente inserido nos fenômenos os nacional, platido, continental e internacional. Seus livros expressam a complexa formação da sociedade sulina 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *