
Jung Chang e Jon Halliday – editora “Companhia das Letras” – Reino Unido, 2005
- biografia 2. história 3.china 4. chefes de estado
Trinta anos após a morte de Mao Tse-hung, om enorme cartaz com seu resto domina a praça da Paz Celestial, no coração de Pequim. O culte à sua personalidade segue firme e forte no país que mais cresce no mundo neste início de século, mas Mao; a história desconhecida mostra uma outra face do grande lider, retratando-o como um homem sem preocupações éticas, morais ou ideológicas, determinado a conquistar e a manter o poder a qualquer custo.
Durante dez anos Jung Chang, autora do best-seller Cisnes selvagens, e seu marido, o historiador Jon Halliday, se debruçaram em arquivos do Oriente e do Ocidente e entrevistaram centenas de pessoas, muitas das quais conviveram com Mao em sua intimidade. Foram ouvidas também personalidades como Henry Kissinger, George H. Bush, Imelda Marcos, Lech Walesa e Dalai Lama.
O resultado dessa pesquisa monumental, que trouxe à luz um vasto material inédito, é a demolição de diversos mitos. Há relatos impressionantes sobre a verdadeira natureza da Longa Marcha, nos anos 1930; sobre a ajuda decisiva da União Soviética ao Partido Comunista chinês, sobre a invasão japonesa durante a Segunda Guerra Mundial; sobre a epidemia de fome que matou mais de 70 milhões de chineses; sobre a Revolução Cultural, que estimulou a prática da denúncia e instaurou o terror entre a população.
Há também revelações surpreendentes sobre a intimidade de Mao, e delas emerge a figura de um pai omisso, de um marido infiel e de um amigo pouco confiável.
A biografia causou impacto ao ser lança- da, no Reino Unido, em 2005, e tornou-se leitura obrigatória para todos os interessados na história da China e do comunismo chinês. Jung Chang está certa quando afirma: “Ninguém explicou Mao como nós”.
JUNG CHANG nasceu na China, em 1952, filha de pais comunistas. Formou-se em inglês e, em 1978, obteve uma bolsa para estudar na Universidade de York, Inglaterra. É autora do best-seller Cisnes selvagens (Companhia das Letras, 1994), em que narra a história de sua família. O livro vendeu mais de 10 milhões de cópias em 30 idiomas.
JON HALLIDAY é historiador e autor/editor de oito livros. Foi pesquisador-visitante no King’s College, na Universidade de Londres.
“Uma bomba atômica.”
Time
“Esta biografia grandiosa demole sistematicamente cada pilar da simpatia e da legitimidade que Mao possuía.”
The New York Times Book Review
“Um êxito. Um retrato hipnotizante da tirania, da degene- ração, do assassinato em massa e da promiscuidade, um bombardeio de revelações revisionistas e um trabalho de pesquisa sensacional.”
Simon Sebag Montefiore, autor de Stálin
“Desde o sucesso espetacular de Cisnes selvagens esperá- vamos impacientemente que Jung completasse, com seu marido, esse estudo monumental do mais notório líder moderno da China […] Valeu a pena.”
Chris Patten, The Times
“Poucos livros estão destinados a mudar a história, mas este mudará.”
George Walden, Daily Mail
Deixe um comentário