Um projeto de astrofotografia pioneiro está apoiando e difundindo no Brasil uma das ciências naturais mais antigas da humanidade. Astronomia No Cerrado reúne o trabalho e a experiência de Breno Silva Pinto, um analista de sistemas de Brasilia, que há 10 anos pratica a “astrofotografia de céu profundo”, atividade que mistura técnica e arte para registrar a beleza escondida nos confins do cosmos.
A paixão pelos mistérios celestes fez com que o mineiro de 39 anos se tornasse um dos principais pesquisadores de campo no estudo da formação e desenvolvimento do universo no país.
Seus “registros” e descobertas têm sido premiados e reconhecidos por planetários, universidades e museus do Centro-oeste, Sul e Sudeste do país. “A foto da galáxia de Andrômeda foi uma das primeiras que eu consegui identificar a olho nú aqui no céu da Chapada dos Veadeiros, que ainda preserva um céu sem poluição luminosa”, conta ele sobre a imagem exposta recentemente no Museu de Arte de Brasília.
filantropia
Além do acervo de imagens, Breno disponibiliza sua coleção pessoal de meteoritos aos pesquisadores da Universidade de Brasília e oferece um curso para quem também é fascinado pelo fantástico mundo da astronomia e astrofotografia.
Sem nenhum pré-requisito, as aulas acontecem na Chapada dos Veadeiros entre maio e setembro, em duas noites combinadas com os alunos. O curso inclui todo o equipamento de captura e processamento, mais a hospedagem em uma chácara particular, sendo o transporte e a alimentação por conta de cada participante.
“O projeto tem a missão de transmitir conhecimento e permitir que muito mais gente possa aprender astronomia e astrofotografia”, resume o professor, acrescentando que “todo o lucro da venda dos produtos e serviços é destinado para o Centro Educacional da Audição e Linguagem (CEAL) da capital federal para terapias infantis.
CONTRIBUA anonimamente
Faça uma contribuição em cryptomoeda/Bitcoin para apoiar a luta contra a censura imposta pelo poder de governos e grandes corporações.
Leia o QRCode através do app de gerenciamento da cryptomoeda ou copie e cole o codigo abaixo:
lnurl1dp68gurn8ghj7ampd3kx2ar0veekzar0wd5xjtnrdakj7tnhv4kxctttdehhwm30d3h82unvwqhh2mnvdamx2errv4k8x6t4wvurjlqwygj
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.