A galáxia de Andromeda, fotografada por Breno Silva usando um refrator de abertura 80mm e relação focal F/6. Camera zwo asi 2600MC e montagem equatorial.

Fascínio pela beleza do cosmos motiva curso de astronomia e astrofotografia no cerrado brasileiro

Um projeto de astrofotografia pioneiro está apoiando e difundindo no Brasil uma das ciências naturais mais antigas da humanidade. Astronomia No Cerrado reúne o trabalho e a experiência de Breno Silva Pinto, um analista de sistemas de Brasilia, que há 10 anos pratica a “astrofotografia de céu profundo”, atividade que mistura técnica e arte para registrar a beleza escondida nos confins do cosmos.

A paixão pelos mistérios celestes fez com que o mineiro de 39 anos se tornasse um dos principais pesquisadores de campo no estudo da formação e desenvolvimento do universo no país.

Nebulosa Estátua da Liberdade (Breno Silva)

Seus “registros” e descobertas têm sido premiados e reconhecidos por planetários, universidades e museus do Centro-oeste, Sul e Sudeste do país. “A foto da galáxia de Andrômeda foi uma das primeiras que eu consegui identificar a olho nú aqui no céu da Chapada dos Veadeiros, que ainda preserva um céu sem poluição luminosa”, conta ele sobre a imagem exposta recentemente no Museu de Arte de Brasília.

filantropia
Nebulosa do Pelicano (Por Breno Silva)

Além do acervo de imagens, Breno disponibiliza sua coleção pessoal de meteoritos aos pesquisadores da Universidade de Brasília e oferece um curso para quem também é fascinado pelo fantástico mundo da astronomia e astrofotografia.

Meteorito Sericho de 170 Gr do acervo pessoal

Sem nenhum pré-requisito, as aulas acontecem na Chapada dos Veadeiros entre maio e setembro, em duas noites combinadas com os alunos. O curso inclui todo o equipamento de captura e processamento, mais a hospedagem em uma chácara particular, sendo o transporte e a alimentação por conta de cada participante.

Tipo de equipamento usado no curso

“O projeto tem a missão de transmitir conhecimento e permitir que muito mais gente possa aprender astronomia e astrofotografia”, resume o professor, acrescentando que “todo o lucro da venda dos produtos e serviços é destinado para o Centro Educacional da Audição e Linguagem (CEAL) da capital federal para terapias infantis.

Breno e sua foto da galáxia Andrômeda exposta no Museu de Arte de Brasilia
Compartilhe

Deixe um comentário