Stauffenberg e a Conspiração contra Hitler

Livro em quadrinhos relembra os 80 anos do atentado contra Hitler

Um ano antes do fim da segunda-guerra mundial, um grupo de oficiais da Wehrmacht, as forças armadas regulares da Alemanha, conspirava desesperadamente para matar Adolf Hitler. Eles eram a ponta do iceberg da resistência interna, que milhares de civis e militares mantinham em todos os frontes do conflito.

O livro de Niels Schröder, ‘Stauffenberg, e a conspiração contra Hitler’ (Tradução brasileira, 2024) se concentra em narrar os acontecimentos das 24 horas do dia do atentado. A edicao brasileira da obra comemora os 80 anos de um dos mais espetaculares eventos da segunda-guerra mundial.

As ilustrações apresentam os fatos que envolveram a tentativa de assassinato contra o Führer, cometido pelo coronel Claus Schenk Graf von Stauffenberg em 20 de Julho de 1944. A ideia era eliminar o líder, para em seguida dar um golpe de estado, acabando com o regime de terror nazista e consequentemente com a guerra.

Retratar um evento tão complexo como o atentado a bomba de 20 de julho de 1944 e a tentativa de golpe associada em uma graphic novel é uma tarefa complexa. Ela requer um foco no conteúdo histórico, principalmente devido ao grande número de personalidades corajosas que estiveram envolvidas nos eventos.

A graphic novel condensa os eventos dramáticos da história em uma narrativa emocionante. Ela trata também dos motivos e medos dos homens e mulheres que trabalharam durante anos para que esse dia chegasse.

Além do grupo de resistência em torno de Henning von Tresckow e Claus Schenk Graf von Stauffenberg, que é o foco deste livro, outros grupos também estavam ativos na mesma época, como o Círculo de Kreisauer, o Círculo de Goerdeler, o Círculo de Solf e muitos outros. Nem todos eles puderam ser incluídos aqui.

Capa da edição original

A criação de uma narrativa pictórica linear às vezes torna necessário reduzir a complexidade dos eventos. Esse é um privilégio do trabalho artístico, mas também uma limitação. Não é a intenção do livro fornecer um relato histórico conclusivo e abrangente de todos os aspectos. Em vez disso, a graphic novel tem a intenção de criar novos espaços e possibilidades de associação, sendo portanto, uma abordagem emocional do assunto.

Schröder declara na própria obra, que espera que os leitores vejam a forma de apresentação escolhida como um convite para abordar o evento histórico de uma nova maneira. Para reforçar seu caráter de memória social, o livro faz questão de mencionar o nome das dezenas de personalidades importantes da resistência militar e civil que estavam ativas no contexto do atentado do dia 20 de julho de 1944.

A publicação da versão em português do original alemão (20.Juli 1944 – Biographie eines Tages) é a obra de lançamento da Jornalistas Associados Ltda.

Stauffenberg e a conspiração contra Hitler

Editora: Jornalistas Associados (2024)

Formato: 17,5 cm X 24,5 cm

Páginas: 144 (coloridas)

Preço de capa: R$ 110,00

Contato: atendimento@jornalistasassociados.info

Outras referências externas

Compartilhe

Deixe um comentário