A importância do conteúdo de uma página de internet é inerentemente uma questão subjetiva, dependendo do conhecimento, interesses e atitudes de cada internauta. Objetivamente, ainda há muito a fazer em respeito a essa importância “relativa” do conteúdo disponível (1).
“Citation Ranking” é um termo consagrado pela ciência da informação para os métodos de avaliação indireta do interesse humano devotado ao conteúdo. Esses métodos evoluíram para o que hoje conhecemos como “web-logs”, assinaturas binárias registradas nos servidores visitados pelos cookies instalados em nossos navegadores.
Tentar dar uma ordem à Internet é o desafio do momento (2). Algo como uma saga pelo atlas “perdido” do conhecimento humano. Por longo tempo a questão se resumia a manter, e quando possível organizar e consultar os empoeirados arquivos históricos das bibliotecas e repartições publicas. Hoje em dia, além desse desafio, que aumentou apesar do avanço da cibernética, nos deparamos com a sorte de um imenso caldeirão de informações sem nenhum método consagrado para apontar real relevância e/ou importância das multimídias disponíveis para consumo diário.
Usando as contribuições do movimento Open-Access (3), propomos construir aqui neste site um sistema de informação e comunicação participativo. Orientados pelos princípios e normas consagradas na prática jornalística e bibliotecária, aplicamos o modelo “multipagador” para desenvolver uma biblioteca criada e mantida pelo seu próprio público usuário.
Quatro atributos básicos formam a iniciativa:
- Infra-estrutura de armazenamento, gerenciamento, desenvolvimento e segurança web
- Conteúdo criado e indexado coletivamente, visando o progressivo esclarecimento mútuo
- Relação transparente entre assinantes, contribuintes e parceiros
- Liberdade para inovação e participação
REFERÊNCIAS
(1) The PageRank Citation Ranking: Bringing order to the web (29/01/1998)
(2) Science as a Commons / Viral Spiral, David Bollier, pg.253 (01/2009)
(3) Open(source)ing The Doors for contributor-run digital libraries, Paul Jones, COMMUNICATIONS OF THE ACM (05/2001 – Vol.44. Nr.5)