A Jornalistas Associados se dedica ao esclarecimento público e à busca da verdade. Cobrimos histórias e perspectivas não tratadas pelos veículos da grande mídia. Acreditamos na liberdade de expressao como requisito ‘sine qua non’ da experiência humana. Não tememos tratar de questões desconfortáveis, pois temos o compromisso de apresentar todos os fatos e argumentos da maneira mais equilibrada possível.
Diretrizes da comunidade
Vocês, nossos leitores, estão no centro do nosso negócio; vocês moldam nosso conteúdo fazendo com que suas vozes sejam ouvidas, gerando novas ideias e oferecendo perspectivas alternativas. As diretrizes abaixo se referem a comentários sobre histórias “abaixo da linha” e têm o objetivo de garantir que o site continue sendo um espaço para debates inteligentes e livres. Por favor pedimos respeito às seguintes diretrizes, visando manter o ambiente da plataforma agradável a todos os interessados:
Mantenha a conversação respeitosa, evitando fazer ataques pessoais;
Não perturbe o tráfego de informações de outros membros, se alguém não está respondendo aos seus questionamentos deixe estar, que o tempo se encarregará da resposta;
Não toleramos pornografia
Seja autêntico, verdadeiro e divirta-se.
Como leitor registrado do Jornalistas Associados, você pode:
- Comentar, elaborar e reagir ao conteúdo
Não presumimos que você apoie todos os nossos pontos de vista. Esperamos que o fato de não fazermos suposições sobre você seja um sinal de nosso respeito por seus pontos de vista; e esperamos que você demonstre o mesmo respeito por outros usuários do nosso site. Essa ética também está por trás de nossa moderação.
Nossos moderadores se esforçam para ser sensíveis ao contexto ao tomar decisões. Entretanto, o grande volume de comentários significa que não é prático entrar em conversas prolongadas sobre decisões de moderação.
Reservamo-nos o direito de excluir comentários – ou banir usuários – sem notificação ou explicação.
Comentários
Para deixar um comentário no site, você precisa se inscrever em uma conta. A maneira mais fácil de fazer isso é registrando-se no jornalistasassociados.info, clicando aqui para acessar nossa página de registro.
POLITICA DE COMENTÁRIOS
Exclusão de comentários
Se você deixou um comentário que deseja excluir, basta clicar no x cinza no canto superior direito do comentário e ele será excluído. Não há como restaurar um comentário que tenha sido excluído, e a exclusão de um comentário também exclui todas as respostas a ele. Tenha isso em mente ao deixar uma resposta; a pessoa que deixou o primeiro comentário é “dona” do tópico e pode excluir seu comentário junto com o dela se não gostar do tom do tópico. Esse é outro motivo para respeitar seus colegas comentaristas.
Sinalização de comentários
Se um comentário estiver fora do padrão e incluir um ataque ou insulto pessoal, é possível sinalizá-lo para chamar a atenção dos moderadores. Você pode fazer isso clicando na bandeira abaixo do comentário. Qualquer usuário pode sinalizar um comentário inadequado.
Guerras de sinalização
As bandeiras são uma maneira importante de os comentaristas se comunicarem com o moderador. Não abuse da função de sinalização, usando-a como arma em vinganças pessoais.
Como se registrar para deixar um comentário
Os comentários estão abertos a todos e você também pode participar gratuitamente clicando no botão “Registrar” ao clicar em “Fazer login”. Ou você pode criar uma conta, que lhe permite assinar boletins informativos, comentar e participar de nossos eventos virtuais, por meio de nossa página de registro.
O processo de moderação
Nosso programa de moderação encaminha automaticamente para moderação os comentários que contêm determinadas palavras. Quando um comentário é encaminhado para moderação, ele é suspenso do site até que um moderador o aprove para publicação. Esse processo geralmente leva menos de 24 horas.
Se você perceber que um comentário que fez não aparece no site imediatamente, é provável que esse seja o motivo. A menos que contenha linguagem abusiva ou, de qualquer outra forma, viole os padrões da comunidade, ele reaparecerá no site em 24 horas.
Várias contas e trollagem
Todas as formas de trollagem são proibidas, incluindo, mas não se limitando a: criar várias contas para responder, comentar ou sinalizar comentários; criar contas com nomes de usuário ou avatares que zombem, insultem ou parodiam outros usuários; ou publicar comentários que sejam deliberadamente inflamatórios e não contribuam para o debate civil.
Ataques pessoais
Fazemos uma distinção entre a crítica animada de um argumento, crença ou estilo de escrita e ataques a indivíduos. Comentários que sejam abusivos com outros comentaristas ou com nossos jornalistas não serão tolerados.
Discurso de ódio e incitação à violência
Não toleraremos linguagem ou opiniões sexistas, racistas, homofóbicas e outras discriminatórias. Tampouco comentários difamatórios, maliciosos, ameaçadores, falsos, enganosos, ofensivos ou abusivos. Os comentários que incitarem a violência ou parecerem ameaçadores ou assediadores também serão excluídos, e os usuários serão banidos.
Palavrões ou indecência
Os comentários que incluírem palavrões serão automaticamente encaminhados para moderação e geralmente excluídos. Qualquer palavrão dirigido a outro usuário será automaticamente excluído (consulte: “Ataques pessoais”). A experiência nos ensinou que a proibição de palavrões eleva o nível do debate, portanto, mesmo sabendo que você já ouviu tudo isso antes, mantenha a pureza! É sempre frustrante ter que excluir um comentário que, de outra forma, seria ótimo, porque inclui palavrões.
Evite também publicar qualquer conteúdo que possa ser considerado indecente, obsceno ou de natureza sexual.
Privacidade e falsificação de identidade
Respeite a privacidade dos outros comentaristas e não inclua endereços pessoais, endereços de e-mail, números de telefone ou nomes completos em sua publicação. Não se faça passar por outro usuário em sua publicação.
Discussões fora do tópico
Em qualquer comunidade on-line, é comum que os comentaristas regulares se conheçam e conheçam as opiniões uns dos outros. No entanto, evite sair do tópico em discussão para se envolver em conversas ou discussões pessoais.
Seja breve
Acreditamos que 200 palavras são suficientes para desenvolver seu argumento sem interromper o ritmo do debate.
Repetição
Nosso sistema de moderação marcará automaticamente os comentários do mesmo usuário em um único tópico se eles excederem o limite de frequência. O objetivo é incentivar a interação e evitar que um único usuário domine o debate.
Links e URLs
Se você incluir um link para outro site, certifique-se de que o conteúdo esteja em conformidade com estas diretrizes da comunidade e seja relevante para o tópico. Todos os comentários que incluírem links inadequados serão excluídos, mas não se deve presumir que endossamos qualquer link que não tenha sido excluído.
Direitos autorais e difamação
Reservamo-nos o direito de nos proteger de ações legais, fechando comentários sobre vídeos que informem sobre processos judiciais em andamento ou outros. Também excluiremos comentários que considerarmos potencialmente difamatórios ou que violem direitos autorais. Os comentaristas que usarem o tópico de comentários de outro vídeo para abrir uma discussão sobre um tópico fechado para comentários serão banidos.
Observe que você é responsável por suas postagens e não aceitaremos nenhuma responsabilidade pelo conteúdo ou pela precisão delas. Também nos reservamos o direito de republicar suas postagens, o que é outro motivo pelo qual estamos incluindo sua contribuição com o claro entendimento de que suas postagens são de sua autoria e não copiadas de outros. Ao contribuir com publicações, você concorda com todos os itens acima e garante que seus comentários não são difamatórios, obscenos ou violam os direitos de terceiros. Isso significa, em geral, que você deve possuir os direitos de tudo o que enviar ou deve obter permissão do proprietário dos direitos para enviar o material.
Spam
A Jornalistas Associados foi concebida como uma plataforma para a troca de opiniões e ideias. Os comentários destinados a vender um produto ou promover interesses comerciais serão excluídos, assim como as postagens múltiplas.
Código de conduta
O compromisso com altos padrões de qualidade está incorporado no Código de Conduta de nossa empresa, como descrito na íntegra abaixo. Esse Código se aplica a todos os membros da nossa equipe editorial, bem como aos freelancers que trabalham para nós e aos nossos parceiros comerciais.
Caso façamos algo errado, gostaríamos de saber o que aconteceu. Assim, para qualquer feedback ou reclamação sobre o material editorial – impresso ou on-line – ou sobre a conduta de nossos jornalistas no decorrer de seu trabalho, entre em contato com nossa equipe de atendimento, usando o link para o Formulário de Contato abaixo. Se tiver alguma dúvida sobre o processo de reclamações, envie um e-mail para a redação:
redacao@jornalistasassociados.info
A reputação de nossas marcas se baseia na independência editorial, na integridade e nos altos padrões jornalísticos de nossa produção.
As regras aqui estabelecidas devem ser aplicadas a todo o nosso conteúdo, onde quer que ele seja publicado (inclusive nossos aplicativos e canais de mídia social), salvo indicação em contrário. Você deve seguir essas regras mesmo quando elas estabelecem um “padrão mais elevado” do que outras normas externas, a menos que tenha aprovação específica em contrário de um executivo sênior.
As disposições editoriais do Código são aplicáveis a todos os trabalhadores e colaboradores da Jornalistas Associados, sejam eles contratados, autônomos ou comissionados de outra forma. Embora os indivíduos assumam responsabilidade pessoal por sua própria conformidade, os gerentes também devem garantir que este Código seja compreendido e cumprido em suas próprias áreas. Se os gerentes acreditarem que eles ou aqueles que trabalham para eles não têm conhecimento suficiente sobre o ambiente legal e regulatório no qual trabalham, devem entrar em contato com o editor-chefe.
Além deste Código, você deve aderir à lei geral e a quaisquer outros regulamentos externos, conforme necessário, principalmente o Código dos Editores.
Em caso de dúvidas sobre regulamentos relevantes ou questões legais, entre em contato com o editor-chefe ou procure aconselhamento jurídico, conforme apropriado.
O interesse público
Às vezes, a quebra de regras pode ser justificada quando há um “interesse público” legítimo na publicação de uma história. Isso pode incluir coisas como detectar ou expor crimes ou impropriedades, proteger a segurança do público em geral e evitar que pessoas e comunidades sejam enganadas pelo comportamento de outro indivíduo ou organização. O interesse público não é, obviamente, a mesma coisa que “ser interessante para o público”. O contexto é vital para fazer julgamentos sobre o que pode ser de interesse público.
No que diz respeito à lei, não é defesa para certos crimes (por exemplo, grampos telefônicos) que qualquer história resultante seja de interesse público. Em outras áreas da lei (por exemplo, proteção de dados), o interesse público pode ser um fator, mas você deve procurar orientação jurídica se acreditar que sua atividade jornalística pode resultar em violação de qualquer legislação.
Se você acredita que a publicação de uma história pode violar este Código ou as práticas recomendadas do setor, mas tem uma justificativa de interesse público, deve discutir os termos dessa justificativa da forma mais precisa possível com seu gerente de linha e, se necessário, com outros executivos editoriais seniores. Você deve fazer uma anotação por e-mail dessas discussões na primeira oportunidade, embora a empresa reconheça que, em alguns casos, talvez seja necessário escrever as anotações após a publicação. Em caso de dúvida, fale em primeira instância com seu gerente de linha. Se estiver planejando uma investigação secreta (ou seja, qualquer investigação em que esteja deliberadamente ocultando o fato de que é jornalista), você deve sempre buscar a aprovação prévia do editor-chefe, tendo em mente as informações deste Código abaixo.
Como se identificar e lidar com o público
No decorrer do seu trabalho, você falará com muitas pessoas. Em todas as circunstâncias, exceto em circunstâncias excepcionais (veja abaixo), você deve ser franco sobre o fato de ser jornalista e deve sempre identificar quem é e para quem trabalha quando solicitado, a menos que haja razões de interesse público para não fazê-lo.
Você não deve intimidar ou assediar indivíduos nem se envolver em perseguição física persistente. Se lhe for solicitado que pare de interrogar, contatar, filmar ou fotografar alguém, você deve fazê-lo. Isenções de interesse público podem ser aplicadas nessa área, mas são relativamente raras. Em primeira instância, você deve consultar o seu gerente de linha se houver alguma reclamação sobre a sua conduta (mais informações sobre o que fazer se alguém fizer uma reclamação estão descritas abaixo).
Ao entrar em contato com alguém por e-mail ou mídia social, aplicam-se as mesmas regras que se aplicam a reuniões presenciais e conversas telefônicas: se alguém disser que não quer mais ser contatado, você deve parar.
Em casos que envolvem luto, você deve conduzir suas investigações com especial simpatia e discrição. Se você planeja abordar alguém que esteja no hospital (ou em qualquer instituição médica ou de assistência), provavelmente precisará do consentimento das autoridades do hospital antes de fazer isso. Você não deve abordar crianças na escola sem o consentimento dos pais e das autoridades escolares.
Fontes
Se uma história investigativa ou qualquer alegação de irregularidade depender da palavra de uma única fonte, você deve tentar fazer com que ela seja corroborada por pelo menos uma outra fonte não relacionada e confiável. Em algumas circunstâncias, você precisará formalizar a evidência que obteve de uma fonte importante (por exemplo, preparando uma declaração de testemunha). Nesses casos, talvez seja necessário buscar orientação jurídica.
Se uma fonte precisar permanecer confidencial, certifique-se de que ela não possa ser identificada – direta ou indiretamente – a partir de suas anotações ou de quaisquer dados em seu telefone celular ou outro dispositivo.
Pesquisa on-line
Você deve ter cuidado ao usar a Internet ou as mídias sociais para obter material para uma matéria, tanto em termos de confiabilidade das informações ou da identificação quanto dos direitos sobre o material (por exemplo, direitos autorais).
Do ponto de vista da propriedade dos direitos, você deve ter em mente que o que você vê on-line, inclusive nas mídias sociais, não é livre para uso apenas porque é livre para visualização. Portanto, além de considerar as questões de precisão e privacidade, você também deve avaliar se o material pode ser legalmente reproduzido ou até mesmo utilizado sem o consentimento do detentor dos direitos e se a reutilização desse material pode ser paga. De qualquer forma, você deve sempre atribuir o conteúdo da forma mais completa possível para que os leitores saibam suas origens.
Considere também se o material – especialmente da mídia social ou de fontes históricas – pode constituir desrespeito ao tribunal em relação a processos legais atuais e em andamento.
Conflitos de interesses
Você deve ser transparente em relação a qualquer interesse político, filosófico, religioso ou financeiro externo que possa entrar em conflito com sua independência ou integridade jornalística, ou que possa ser percebido como tal. Você deve declarar um interesse antes da publicação ao seu chefe de departamento quando estiver trabalhando em algo com o qual tenha uma conexão significativa. O chefe de departamento deve então decidir se uma declaração deve aparecer em qualquer artigo relevante, encaminhando o assunto ao editor-chefe, conforme apropriado. Para obter mais informações, consulte a Política de Conflitos de Interesses.