A technologia muda a relacao com o dinheiro

O dinheiro como tecnologia social (1) – Organizando a luta pela sobrevivência

Você pode roubar melhor se der algo. De acordo com essa lógica simples, o dinheiro conseguiu subjugar quase o mundo inteiro. O dinheiro – em sua natureza, um empréstimo – finge uma abundância sedutora no presente, mas cria uma escassez crescente no futuro.

Essa escassez não é um problema apenas para nossos descendentes; dois terços da população mundial já estão lutando contra isso hoje, longe da relativamente segura e rica Suíça. Mas o conflito está se aproximando inexoravelmente na forma de refugiados, crises permanentes como as da Grécia e de outros países do sul da Europa e o ameaçador desmantelamento dos direitos democráticos na maioria dos países ocidentais.

O regime do dinheiro é implacável.

basicamente simples

Atualmente, as pessoas vivem em grande parte de acordo com as regras do dinheiro, mas sem conhecê-las. Elas sacrificam a melhor parte de suas vidas para ganhar dinheiro, na esperança de compensar a felicidade perdida na velhice. Mas a esperança é enganosa, mesmo que estejamos entre aqueles que ainda recebem boas aposentadorias. O tempo perdido nunca volta.

O truque com o qual o dinheiro nos seduz talvez possa ser explicado rapidamente, mas seu efeito é tão abrangente que só pode ser compreendido após um estudo aprofundado. Este texto tem o objetivo de incentivar esse estudo, explicando as regras do dinheiro de forma simples e plausível e explicando as consequências mais importantes. A dificuldade em entender o dinheiro não está na complexidade do assunto – ele é basicamente muito simples.

erro coletivo

O maior obstáculo está no erro coletivo. Se todos cometerem o mesmo erro, ele só poderá ser reconhecido quando as consequências forem inevitáveis. Mesmo que muitas vezes você se torne sábio por meio das perdas & danos, não devemos permitir que isso aconteça com o dinheiro.

O dinheiro é uma tecnologia social que nos une, mas também nos divide. Quando gastamos dinheiro, sempre podemos decidir se o daremos a um parceiro (conexão) ou ao fornecedor mais barato (separação). Se essa tecnologia for falha ou até mesmo corrompida, a rede social se desfaz e ocorre uma luta anárquica pela sobrevivência.

SEGUE…

Compartilhe

Deixe um comentário